sexta-feira, 24 de abril de 2020

HISTÓRIA : ATIVIDADE 02 ( QUARTA-FEIRA)


>>VAMOS REVISAR O QUE VIMOS SOBRE A PRÉ-HISTÓRIA!!
** DEPOIS DE ASSISTIR AO VÍDEO, RESPONDAM A ATIVIDADE ABAIXO:







Pré-história

1)   Vocês sabem o que significa Pré-história?
R.



2)   Como vocês imaginam que era a vida das pessoas nesse período?
R.



3)   Como vocês acham que as pessoas obtinham seus alimentos? O que será que elas comiam?
R.



4)   Como eram as suas moradias?
R.



5)   Que outras informações vocês têm sobre esse período?
R.

PORTUGUÊS: ATIVIDADE 03 (SEGUNDA- FEIRA)

A CAUSA DA CHUVA

(MILLOR FERNANDES, Fábulas Fabulosas)

Não chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos. Uns diziam que ia chover logo, outros diziam que ainda ia demorar. Mas não chegavam a uma conclusão.
– Chove só quando a água cai do teto do meu galinheiro, esclareceu a galinha.
– Ora, que bobagem! disse o sapo de dentro da lagoa. Chove quando a água da lagoa começa a borbulhar suas gotinhas.
– Como assim? disse a lebre. Está visto que chove quando as folhas das árvores começam a deixar cair as gotas d’água que tem dentro.
Nesse momento começou a chover.
- Viram? gritou a galinha. O teto do meu galinheiro está pingando. Isso é chuva!
– Ora, não vê que a chuva é a água da lagoa borbulhando? disse o sapo.
– Mas, como assim? tornava a lebre. Parecem cegos? Não vêem que a água cai das folhas das árvores?

1. Percebe-se claramente que a causa principal da inquietação dos animais era:
a.(   ) a chuva que caía     
b.(   ) a falta de chuva        
c.(   ) as discussões sobre animais
d.(   ) a conclusão  a que chegaram

2. A resposta à questão 1 é evidenciada pela seguinte frase do texto:
a.(   ) “Uns diziam que ia chover…” (parágrafo 1)
b.(   ) “… outros diziam que ainda ia demorar.” (parágrafo 1)
c.(   ) “Mas não chegavam a uma conclusão.” (parágrafo 1)
d.(   ) “Não chovia há muitos e muitos meses.” (parágrafo 1)

3. O sapo achou que o esclarecimento feito pela galinha era:
a.(   ) correto       b.(   ) aceitável     c.(   ) absurdo     d.(   ) científico

4. A expressão do texto que justifica a resposta da questão 3 é:
a.(   ) “Como assim?” (par. 4)             b.(   ) “Viram?” (par. 6)    
c.(   ) “Ora, que bobagem!” (par. 3)    d.(   ) “Parecem cegos?”

5. A atitude da lebre diante das explicações dadas pelos outros animais foi de:
a.(   ) dúvida interrogativa              b.(   ) aceitação resignada      
c.(   ) conformismo exagerado        d.(   ) negação peremptória

6. A expressão do texto que confirma a resposta à questão 5 é:
a.(   ) “Como assim?” (par. 4)            b.(   ) “Viram?” (par. 6)   
c.(   ) “Ora, que bobagem!” (par. 3)    d.(   ) “Parecem cegos?” (par.

7. A fábula de Millôr Fernandes é uma afirmativa de que:
a.(   ) as pessoas julgam os fatos pela aparência
b.(   ) cada pessoa vê as coisas conforme o seu estado e seu ponto de vista
c.(   ) todos tem uma visão intuitiva dos fenômenos naturais
d.(   ) o mundo é repleto de cientistas

8. O relato nos leva a concluir que:
a.(   ) a galinha tinha razão
b.(   ) a razão estava com o sapo
c.(   ) A lebre julgava-se dona da verdade.
d.(   ) as opiniões estavam objetivamente erradas.

9. Cada um dos animais teve sua afirmação satisfeita quando:
a.(   ) a discussão terminou
b.(   ) chegaram a um acordo
c.(   ) começou a chover
d.(   ) foram apartados por outro animal

10. Toda fábula encerra um ensinamento. Podemos sintetizar o ensino desta fábula através da frase:
a.(   ) A mentira tem pernas curtas.
b.(   ) As aparência enganam.
c.(   ) Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
d.(   ) Não julgueis e não sereis julgados.

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS: 01 ( TERÇA -FEIRA)



>>ATENÇÃO: OS ARQUIVOS ESTÃO NO FORMATO DE IMAGEM,BASTA  CLICAR PARA  AMPLIÁ-LOS!!
***LEIAM OS TEXTOS, E RESPONDAM NO CADERNO!!







terça-feira, 21 de abril de 2020

PORTUGUÊS: ATIVIDADE 02

**TURMINHA: LEIAM O TEXTO COM ATENÇÃO E SIGAM O ROTEIRO ABAIXO:
1º- FAÇAM AS ANÁLISES TEXTUAIS NO CADERNO;
2º- COMENTEM AQUI NO BLOG AS RESPOSTAS( APENAS O NOME, SÉRIE E O GABARITO)!


Cachorrinhos Husky HD | ImagensWiki.com


Você já ouviu falar dos cães Dengo e Totó? Não? 
VAMOS LER UM TEXTO BEM LEGAL PARA CONHECER!

História dos cãezinhos queridos
        Era uma vez um cachorrinho muito querido, mas tão querido que o seu nome era Dengo. Ele era tão bonitinho, mas tão bonitinho, que todas as pessoas que passavam por ele diziam:
─ Olha que coisa mais bonitinha! 
 Dengo era muito brincalhão, estava sempre agitado e correndo pelo quintal da casa onde morava!  Ele tinha um amigo também muito querido que morava na casa ao lado que se chamava Totó. Sempre que podiam, Dengo e Totó corriam juntos. Como era bom aquela amizade!
─ Au! Au! Au!  Assim faziam os dois! Dengo tinha um latido mais grosso. Totó latia mais fininho! 
Certo dia, o dono do Totó percebeu que ele gostava tanto do Dengo, que deixou os dois brincarem no mesmo pátio!
 Nossa!  Quanta brincadeira!  Quanta correria pelo pátio  ! 
Os cãezinhos eram muito queridos e viram que a AMIZADE é uma coisa muito boa.  A toda hora, estavam juntos para poder se divertir!  Essa é a história dos cãezinhos queridos, Dengo e Totó!  
(Autor: Professor André Tarragô Martins)

Agora eu quero ver se você entendeu o que leu. Se ainda não entendeu bem, leia de novo! Aí vão algumas perguntinhas sobre o texto! 

1. Quantos cachorrinhos existem na história?
a) apenas um e se chama Dengo.
b) apenas um e se chama Totó.
c) apenas um e se chama Amizade.
d) apenas três e se chamam Dengo, Totó e Amizade.
e) apenas dois, Dengo e Totó.

2. Os cachorros latiam, não é?  Au! Au!  Podemos dizer então que...
a) Dengo latia mais alto.
b) Dengo latia mais baixo.
c) Dengo latia mais grosso.
d) Dengo não latia.
e) Dengo latia mais fininho.

3. Sempre que podiam, o que Dengo e Totó gostavam de fazer?
a) Corriam juntos.
b) Latiam juntos.
c) Comiam juntos.
d) Dormiam juntos.
e) Acordavam juntos.

4. Podemos dizer que os dois cãezinhos:
a) moravam na mesma casa.
b) moravam em casas diferentes.
c) moravam em casas bem distantes.
d) moravam no mesmo pátio.
e) moravam no mesmo apartamento.

5. Qual característica o cão Dengo possui?
a) Ele é brigão.
b) Ele é grandão.
c) Ele é brincalhão.
d) Ele é bravo.
e) Ele é calmo.

6. Uma palavra que mostra a boa relação entre os dois cãezinhos é:
a) Vida.
b) Tristeza.
c) Cansaço.
d) Amizade.
e) Comida.

HISTÓRIA: ATIVIDADE 01

PARA A TURMINHA:
** LEIAM O TEXTO COM BASTANTE ATENÇÃO!
** GRAVEM UM VÍDEO COM IMAGEM CLARA E COM SOM ADEQUADO FAZENDO UM RESUMO ORAL DO TEXTO. OS MELHORES RESUMOS SERÃO PUBLICADOS AQUI NO BLOG!



  • Quem foi Tiradentes?
  • Tiradentes” era o apelido atribuído a Joaquim José da Silva Xavier, que ficou famoso por ser um dos líderes da Inconfidência Mineira e por ter sido o único, entre os inconfidentes, a receber a pena capital, isto é, a pena de morte, pela forca.
    Nascido em 12 de novembro de 1746, na então Capitania de Minas Gerais, durante o Brasil Colonial, Joaquim José desempenhou várias profissões. Entre elas, estava a de dentista amador, por isso foi apelidado como Tiradentes. Além de dentista, Tiradentes também tentou a sorte como tropeiro (condutor de tropas de animais, transportadoras de mercadorias), minerador e mascate (mercador ambulante), mas fracassou em todas. A única profissão que lhe rendeu estabilidade foi o posto de alferes – patente abaixo da de tenente – da cavalaria de Dragões Reais de Minas, a força militar atuante na Capitania de Minas Geras e subordinada à Coroa Portuguesa
    • quintoderrama
    Tiradentes, apesar de não ser um intelectual, interessava-se por escritos políticos, como as leis constitucionais dos Estados Unidos, país que havia conquistado a sua independência em 1776, quando o alferes tinha 30 anos de idade. Os interesses políticos de Joaquim José da Silva Xavier aos poucos foram se divergindo dos interesses de outros habitantes de Vila Rica, que era o centro da atividade mineradora do Brasil na época. Intelectuais como Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, ambos poetas e conhecedores das ideias filosóficas do Iluminismo Francês, foram algumas das personalidades importantes com as quais Tiradentes se juntou com o objetivo de retirar do poder o então Governador da Capitania de Minas Gerais, nomeado pela Coroa Portuguesa, Visconde de Barbacena. Mas qual era o motivo para tal revolta?
    O motivo principal que animava Tiradentes e os outros envolvidos na Inconfidência a se levantarem contra o governo de Visconde de Barbacena e o Império Português era a constante retirada das riquezas da região por meio de impostos excessivos. Do ouro produzido na Capitania de Minas de Gerais, a Coroa Portuguesa cobrava o chamado quinto, isto é, o equivalente a cerca de 20% do total extraído. Ocorreu que, a partir da década de 1760, a extração de ouro regrediu consideravelmente, mas não o valor do imposto. A taxa do quinto continuou a ser exigida dos mineradores locais, e o governador Barbacena, para fazer valer a lei, chegava até a impor agressões físicas.
    Cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica, onde transcorreu a trama da Inconfidência Mineira
    Cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica, onde transcorreu a trama da Inconfidência Mineira
    O problema agravou-se mais ainda quando, para reverter a margem defasada dos quintos recolhidos, a Coroa Portuguesa autorizou a implementação da chamada derramaA derrama obrigava os mineradores a cobrirem com suas posses, isto é, tudo aquilo que lhes pertencia como objeto de valor, o que faltava na quantia do quinto. Isso significava que o rombo provocado no pagamento do imposto à Coroa, resultante do declínio da mineração, acabou tendo que ser pago com outras formas de obtenção de dinheiro, como pedágios cobrados sobre o uso das estradas, escravos etc. Todos eram forçados a pagar a derrama.
    • A Inconfidência
    A conspiração dos inconfidentes começou a ser preparada em 1788 para que as ações passassem a se realizar no ano seguinte. Tiradentes, por sua personalidade agitada, ficou conhecido como o mais radical dos inconfidentes, como diz o pesquisador Lucas Figueiredo, em seu livro Boa Ventura! A corrida do ouro no Brasil (1697-1810):
    Um radical entre moderados, um franco entre dissimulados, ele defendia – publicamente e em qualquer lugar (de bordéis a residências de ricos mercadores) – uma revolução que tornasse Minas Gerais independente de Portugal. ''Era pena'', dizia o alferes, ''que uns países tão ricos como estes [as Minas Gerais] estivessem reduzidos à maior miséria, só porque a Europa, como esponja, lhe estivesse chupando toda a substância''”. [1]
    Tiradentes chegou a tramar a morte de Visconde de Barbacena, e isso só não foi concretizado porque Barbacena, por meio da confissão de um dos inconfidentes, José Silvério dos Reis, desmantelou a trama e prendeu todos os envolvidos.
    • Prisão, morte e heroificação
    Presos, muitos dos inconfidentes, temendo severas punições, não confessaram seus crimes. O único a fazê-lo foi Tiradentes, que, por isso mesmo, recebeu a pena mais dura, em um processo transcorrido na cidade do Rio de Janeiro, que só teve fim em 21 de abril de 1792. Tiradentes foi “enforcado, decapitado e esquartejado. Para que os súditos da Coroa nunca se esquecessem da lição, a cabeça de Tiradentes foi encravada num estaca e exposta em praça pública em Vila Rica, e seus membros, espalhados pela estrada que levava ao Rio de Janeiro.” [2]
    Vale notar que, tanto no período imperial quanto no período republicano, a imagem de Tiradentes passou a ser tomada como um ícone da liberdade e da independência do Brasil, como um herói da nação. Essa imagem foi constantemente reforçada por pinturas (como a imagem no início deste texto, de autoria de Pedro Américo) e monumentos (como a instalação do primeiro monumento dedicado a ele na cidade de Ouro Preto, em 1867). No ano de 1965, já na primeira fase do Regime Militar no Brasil, o marechal Castelo Branco, então presidente da República, contribuiu para o reforço dessa imagem de Tiradentes, sancionando a Lei Nº 4. 897, de 9 de dezembro, que instituía o dia 21 de abril como feriado nacional e Tiradentes como, oficialmente, Patrono da Nação Brasileira.

segunda-feira, 20 de abril de 2020

MATEMÁTICA: ATIVIDADE 1 ( ATUALIZADA)

** Comentem com seu nome , série e o gabarito!!
Observem bem a vídeo aula!
Para ver o vídeo 👉👉👉   Clique aqui!



1- (1ª P.D - SEDUC-GO - 2014). Para ir de sua casa à sua escola, Edson gasta 1 hora e 15 minutos. Isto significa que nesse percurso, Edson gasta
(A)  60 minutos.
(B)  75 minutos.
(C)  90 minutos.
(D)  115 minutos

2-(SAERJ). Uma partida de futebol tem duração de 90 minutos.
Esse tempo corresponde a
A) 1 hora e 15 minutos.
B) 1 hora e 20 minutos.
C) 1 hora e 30 minutos.
D) 1 hora e 35 minutos.

3(PAEBES). Um médico receitou remédios para Catarina tomar durante três semanas.
Por quantos dias, ao todo, Catarina deverá tomar esses remédios?
A) 3 dias.
B) 7 dias.
C) 15 dias.
D) 21 dias.

 4(SAEPI). A reforma da casa de Bruno durou 5 semanas completas.
Quantos dias, no total, durou essa reforma?
A) 5
B) 7
C) 25
D) 35

5(SADEAM). Maria viajou durante 5 semanas e 3 dias.
Quantos dias durou essa viagem?
A) 8
B) 15
C) 35
D) 38

 6(Saresp). A aula de natação de Joãozinho começa às 10h50 e termina às 11h40. Antes de entrar na piscina, é necessário fazer 15 minutos de aquecimento e o resto do tempo é usado para nadar. O tempo que Joãozinho passa nadando é
(A) 90 minutos.
(B) 75 minutos.
(C) 65 minutos.
(D) 35 minutos.
7 (SAEMI - PE). A edição da Copa das Confederações de 2013 foi sediada no Brasil e teve duração de 2 semanas.
Quantos dias durou esse evento?
A) 2
B) 7
C) 14
D) 20

 8(SAEMI - PE). Joana marcou uma consulta no médico no horário indicado no relógio abaixo.
 
O horário da consulta de Joana é
A) 15 horas e 12 minutos.
B) 15 horas.
C) 12 horas e 15 minutos.
D) 12 horas.

- 9(SAEMI - PE). Aline fez um cruzeiro, que durou 72 horas.
Quantos dias durou esse cruzeiro?
A) 3
B) 7
C) 33
D) 72

10(SAEMI - PE). Jéssica foi estudar em outro país. Ela morou nesse país por 48 meses. 
Quantos anos Jéssica morou nesse país?
A) 2
B) 4
C) 5
D) 6

11(SAEMI - PE). Miguel comprou um ingresso para a final da Copa das Confederações com 5 semanas de antecedência.
Com quantos dias de antecedência Miguel comprou esse ingresso?
A) 5      B) 25     C) 35    D) 50

ATIVIDADE NOVA!!

PORTUGUÊS: ATIVIDADE DE OUTUBRO ( SUBSTANTIVOS)

*** PARA AMPLIAR BASTA CLICAR SOBRE A IMAGEM!!

MAIS ATIVIDADES AQUI!