quinta-feira, 14 de maio de 2020

História : Atividade 04




Período Neolítico

Uma das mais importantes conquistas na formação das primeiras civilizações humanas estabelece-se em um novo período da Pré-História. Durante o Neolítico ou Idade da Pedra Polida ocorreram grandes transformações no clima e na vegetação. O continente europeu passou a contar com temperaturas mais amenas e observamos a formação do Deserto do Saara, na África.

A prática da caça e da coleta se tornaram opções cada vez mais difíceis. A agricultura e o consequente processo de sedentarização do homem se estabeleceram gradualmente. Além disso, a domesticação animal se tornou uma prática usual entre os grupos humanos que se formavam nesse período. A estabilidade obtida por essas novas técnicas de domínio da natureza e dos animais também possibilitou a formação de grandes aglomerados populacionais.

Novas formas de organização social surgiam e, assim, as primeiras instituições políticas do homem podem ter sido formadas nessa mesma época. A criação e o abandono de formas coletivas de organização socioeconômicas podem ser vislumbrados no Neolítico. Conforme alguns pesquisadores, as primeiras sociedades complexas, criadas em torno da emergência de líderes tribais ou a organização de um Estado, são frutos dessas transformações.

No fim do período Neolítico também ocorreu a chamada Idade dos Metais. Nessa época, o desenvolvimento de armas e utensílios criados a partir do cobre, do bronze e, posteriormente, de ferro se tornaram usuais. Com o desenvolvimento dos primeiros Estados e o aparecimento da escrita, o período Neolítico finalizou o recorte de tempo da Pré-História e abriu portas para o estudo das primeiras civilizações da Antiguidade.


Neolítico, o que foi? História e características do período pré ...Período Neolítico | Cursinho Pre ENEM


Características do Período Neolítico - Idade da Pedra Polida ...Neolítico – Idade da Pedra Polida | Mais Bolsas



EXERCITANDO:

1- O que significa a palavra "neolítico? (Pode pesquisar!)

2- Que período histórico antecedeu o neolítico?

3- Segundo o texto, quais mudanças ocorreram neste período?

4- Ampliando o vocabulário! Pesquise o significado das palavras que estão na cor vermelha no texto!

**ESTA ATIVIDADE SERÁ RESPONDIDA NO SEU CADERNO!


Ciências : Atividade 03



 Tratamento da água

Todos nós sabemos que a água é uma substância primordial para a manutenção da vida. Todavia, para que ela seja consumida por nós, é necessário que ela seja potável, isto é, apresente as seguintes características:

  1. ausência de impurezas;

  2. presença de sais minerais;

  3. ausência de micro-organismos;

  4. presença de flúor.

Um detalhe alarmante é que a água própria para consumo está se tornando um bem cada dia mais escasso. É muito comum vermos nos noticiários que várias regiões não estão tendo mais um fácil acesso a esse valioso recurso. Muitas vezes, as pessoas perguntam-se: por que falta água se temos tantos rios, represas, lagos etc.? A resposta é o baixo nível de consciência das pessoas, de uma forma geral, sobre a questão do desperdício e mau uso da água.

É importante saber também que, na verdade, a água de um rio, lago, represa, por exemplo, não pode ser utilizada por um ser humano para a ingestão (beber) porque pode apresentar diversos tipos de impurezas oriundas de ações humanas inconsequentes (resíduos industriais e esgoto). Assim, boa parte da água está poluída em maior ou menor grau.

Em virtude da poluição presente é que se faz necessário o tratamento da água antes de ela ser consumida pela população. Mas, afinal, você sabe como esse processo é realizado? Neste texto vamos aprender detalhadamente como ocorre o tratamento desse recurso.

O tratamento da água envolve diversas etapas. São elas:

  1. Captação: Inicialmente a água é captada de um rio, lago ou represa, por exemplo, por meio de uma adutora (conjunto de tubos), que traz a água para um tanque na estação de tratamento. Ao chegar à estação de tratamento, a água passa por grandes grades, que impedem que materiais grandes continuem na água, como animais mortos.

  2. Coagulação: A água que está armazenada no tanque recebe a adição de um sal chamado de sulfato de alumínio ou sulfato férrico. Esses compostos formam uma substância gelatinosa que favorece a formação de flocos (junção das impurezas na substância gelatinosa).

  3. Floculação: Nessa etapa, a água é direcionada para outro tanque, onde será adicionado um polímero que favorecerá que os flocos formados na etapa de coagulação juntem-se e formem flocos ainda maiores e mais pesados.

  4. Decantação: Após a floculação, a água é direcionada para um novo tanque, onde ela permanecerá em repouso para que os flocos formados sejam decantados para o fundo do tanque, haja vista que eles são mais densos que a água.

  5. Filtração: após a decantação, a água atravessa um grande filtro formado por areia, carvão ativado e cascalho. Nessa etapa, as impurezas que não aderiram aos flocos ficam retidas no filtro, além de a água sofrer uma desodorização pela presença do carvão ativado.

  6. Fluoretação: Nessa etapa, é adicionada à água uma quantidade de ácido com flúor, o Ácido Fluossilícico (H2SiF6), para auxiliar na redução de cáries na população.

  7. Cloração: Além da adicção de Flúor, o Cloro também é adicionado à água, na forma de sal, com o objetivo de eliminar os micro-organismos presentes.

  8. Correção do pH ou acidez da água: Nessa etapa, é adicionada à água hidróxido de cálcio para diminuir a acidez do meio.

  9. Armazenamento: Por fim, a água é armazenada em um reservatório e distribuída para as residências.



** Para ampliar,basta clicar na imagem!!

Português : Atividade 05




A origem da noite

 

E é assim até hoje. Depois do mundo feito, vem um para achar defeito. O índio Uánham achou na criação uma falha: era dia atrás de dia, dia atrás de dia. Noite não havia, para se dormir e descansar.

De tanto assuntar, Uánham acabou descobrindo a dona da noite: a Surucucu. Moço valente, juntou o arco e as flechas, dizendo à sua gente:

Esperem que esse cansaço já finda. Vou e trago a noite comigo, agorinha.

Chegando à casa da Surucucu, bateu palmas e chamou:

– Ó, comadre! Venho de longe pra lhe comprar a noite. Em troca, ofereço-lhe meu arco e flechas.

A Surucucu danou-se a rir da proposta de Uánham. Depois, respondeu:

– E como se usa arco e flecha, sem mãos e pés? Sua oferta não tem serventia para mim.

Uánham voltou para a aldeia e se pôs a matutar. Passou o tempo de uma lua, se lua houvesse. Então, uma ideia brotou-lhe da cachola:

– Vou oferecer à dona da noite a faixa que uso nas pernas. Isso ela há de querer!

Cedinho, banhou-se no rio e foi direto à casa da Surucucu. Como da primeira vez, bateu palmas e chamou. Diante da oferta do índio, ela respondeu:

– Na perna não presta, porque perna não tenho. Mas aceito a faixa. Amarre-a no meu rabo.[...]

 

SAVARY, Flávia. A origem da noite. São Paulo: Editora Salesiana, 2006. p. 8-9. Fragmento

 

No trecho “Uánham voltou para a aldeia e se pôs a matutar.” (. 20), a expressão destacada significa que o índio se pôs a

A) conversar.

B) falar.

C) pensar.

D) trabalhar.

 

-------------------------------------------------------------------

(AREAL). Leia o texto abaixo.

 

A mulher de neve

 

No Antigo Japão, morava um rapaz que, não tendo ainda encontrado a noiva ideal, vivia sozinho. Numa noite de inverno, durante uma tempestade de neve, ele escutou uma batida na porta; foi ver quem era e se deparou com uma jovem caída na soleira. Compassivo, levou-a para dentro. A moça logo recuperou a consciência, mas seu rosto continuou branco como a neve.

Perdidamente apaixonado por sua estranha beleza, o rapaz lhe pediu que se casasse com ele.

Os dois jovens viveram felizes durante todo o inverno, porém, quando a primavera chegou e as neves começaram a derreter, a moça passou a definhar a olhos vistos.

O marido pensou que talvez ela precisasse de um pouco de distração. Assim, resolveu organizar uma festa para comemorar a chegada da primavera e convidou todos os seus amigos. 

Enquanto os convidados se regalavam na sala, o rapaz chamou a esposa, que tinha ido até a cozinha. Não obtendo resposta, foi procurá-la e não a encontrou em parte alguma. Tudo o que restara da jovem misteriosa era seu quimono, deixado numa poça de água diante do fogão.

PhIlIP, Neil. Volta ao mundo em 52 histórias. São Paulo: Companhia das letrinhas, 1998.

 

Por que a moça passou a definhar a olhos vistos na primavera?

A) Porque a primavera a deixava triste.

B) Porque as neves começaram a derreter.

C) Porque ela era uma jovem misteriosa.

D) Porque ela não gostava de festa.

 

-------------------------------------------------------------------

(SAEMI - PE). Leia o texto abaixo.

 

Piçanho-barreteiro, um passarinho prevenido

 

Quando captura uma presa esse passarinho a espeta com seu bico num espinho de um arbusto.

Arrasador, ele também atravessa insetos sobre arames farpados. Desse modo, cria sua própria despensa, recorrendo a ela para se abastecer de acordo com a sua necessidade.

CUNHA, M. Recordes dos animais – fatos e curiosidades. São Paulo: Girassol. p. 101, 2009.

 

De acordo com esse texto, o que faz o passarinho ser prevenido?

A) Andar sobre arames farpados.

B) Capturar apenas os insetos.

C) Espetar os insetos com o bico.

D) Guardar alimentos para depois.

 

-------------------------------------------------------------------

(SAEMI - PE). Leia o texto abaixo.

 

O Burro e a Cachorrinha

 

Um Burro, vendo que o seu dono brincava com uma Cachorrinha e se alegrava com ela, e a tinha à mesa, dando-lhe de comer, e que ela se entusiasmava quando ele chegava, e lhe saltava para o colo, pensou magoado que se fizesse o mesmo seria mais estimado.

Então, quando chegou o dono, pôs-lhe as patas nos ombros e começou a querer lamber-lhe o rosto com a língua. Espantado, o dono começou a gritar e acudiram os criados que, a poder de muito trabalho, tornaram a meter o Burro na estrebaria.

Moral da história: Ninguém se meta a mostrar habilidades que a natureza lhe negou.

Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Ow-Y5v-aUsoJ:lerebooks.files.wordpress.com/2012/12/

fabulasdeesopo.pdf+&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 4 jun. 2014.

 

No primeiro parágrafo desse texto, o Burro demonstra ser

A) preguiçoso.

B) orgulhoso.

C) medroso.

D) invejoso.

 

-------------------------------------------------------------------

(SAEMI - PE). Leia o texto abaixo.

 

Berto

 

Berto era um abominável homem das Neves. Ele gostava tanto das montanhas nevadas, quanto das distantes florestas.

Certo dia, Berto estava perseguindo duas borboletas quando elas pousaram em uma pedra.

Silenciosamente, ele rastejou para perto delas. Mas do outro lado da pedra havia um garotinho.

Que susto! Ele nunca havia visto nada igual! Berto mergulhou na moita para se esconder. Mas ...

AAAAIIII ! Os galhos tinham vários espinhos!

O garotinho andou até Berto:

– Desculpe-me – ele disse. Eu não quis assustá-lo. Meu nome é Tom. Quem é você?

– Eu sou Berto, um abominável homem das neves!

BUCKINGHAM, M. O não tão abominável homem das Neves. São Paulo: Ciranda Cultural, 2005. s/p.

 

De acordo com esse texto, Berto ficou assustado porque

A) não conhecia seres humanos.

B) não sabia voltar para a casa.

C) viu duas borboletas na pedra.

D) viu espinhos no meio do mato.

 

-------------------------------------------------------------------

(SAEMI - PE). Leia o texto abaixo.

 

Você já teve um bode na sala?

 

Uma velhinha vivia sozinha em uma casa onde havia uma mesa, duas cadeiras e uma jarra numa prateleira.

O espaço não era suficiente para ela. Sentia-se apertada ali, por isso foi até um sábio para perguntar o que podia fazer.

Ele respondeu que a velha deveria trazer uma galinha para dentro de casa. Ela o fez, mas o espaço continuava pequeno.

A senhora voltou ao sábio com a mesma pergunta. Ele deu quase a mesma resposta, só que dessa vez, no lugar de uma galinha, quem devia entrar em casa era um bode.

Ela achou estranho, mas seguiu o conselho. Depois do bode vieram ainda um porco e uma vaca. Até que o sábio disse à velhinha para mandar toda a bicharada embora.

Como antes, ela atendeu às palavras do sábio e, no mesmo instante, a casa ficou grande como nunca!

Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1152637-voce-ja-teve-um-bode-na-sala.shtml>. Acesso em: 19 set. 2012. Fragmento.

 

De acordo com esse texto, a velhinha foi até o sábio porque

A) queria comprar animais.

B) queria conversar com alguém.

C) sentia-se apertada dentro de casa.

D) sentia-se sozinha na casa.

 

-------------------------------------------------------------------

(SPAECE). Leia o texto abaixo.

 

A gansa dos ovos de ouro

 

Era uma vez um casal de camponeses que tinha uma gansa muito especial. De vez em quando, quase todo dia, ela botava um ovo de ouro. Era uma sorte enorme, mas em pouco tempo eles começaram a achar que podiam ficar muito mais ricos se ela pusesse um ovo daqueles por hora, ou a todo momento que eles quisessem. Falavam nisso sem parar, imaginando o que fariam com tanto ouro.

— Que bobagem a gente ficar esperando que todo dia saia dessa gansa um pouquinho... Ela deve ter dentro dela um jeito especial de fabricar ouro. Isso era o que a gente precisava.

— Isso mesmo. Deve ter uma maquininha, um aparelho, alguma coisa assim. Se a gente pegar pra nós, não precisa mais de gansa.

— É... Era melhor ter tudo de uma vez. E ficar muito rico. E resolveram matar a gansa para pegar todo o ouro. Mas dentro não tinha nada diferente das outras gansas que eles já tinham visto – só carne, tripa, gordura... E eles não pegaram mais ouro. Nem mesmo ganharam um ovo de ouro, nunca mais.     

(MACHADO, Ana Maria. O Tesouro das Virtudes para Crianças . Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1999.)

 

O ditado popular que melhor combina com essa história é

A) “A união faz a força”.
B) “Quem tudo quer tudo perde...”. 
C) “De grão em grão a galinha enche o papo”.
D) “A vingança tarda, mas não falha”.

 

-------------------------------------------------------------------

(PAEBES). Leia o texto abaixo.

 

Diário de uma menina viajante

A nova aventura de Pilar tem como palco a Amazônia

 

Pilar é uma menina que tem gulodice geográfica. Calma! Isso não é nenhuma doença ou problema, mas sim um termo que Breno, seu melhor amigo, inventou para descrever essa menina divertida e corajosa e que quer conhecer o mundo inteiro. Pilar já visitou a Bahia, o Egito e a Grécia e agora vai se aventurar pela floresta mais famosa do Brasil no livro O Diário de Pilar na Amazônia.

Na companhia de Breno e Samba, seu gato, Pilar vai conhecer Bira e Maiara, crianças da região. Na floresta, ela procura pelo seu pai que nunca chegou a conhecer, a não ser por uma foto antiga.

Como será que isso vai acabar? Aproveite as férias para viajar na leitura, e fique por dentro das novidades de Pilar, também pelo blogue Diariodepilar.

Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/diario-de-uma-menina-viajante//>. Acesso em: 1 jun. 2012.

 

De acordo com esse texto, Pilar é uma menina

A) atrevida.

B) aventureira.

C) gulosa.

D) travessa.

 

-------------------------------------------------------------------

(SAEGO). Leia o texto abaixo.

Você já ouviu a história do Cavalo de Troia?

Ela é contada na “Ilíada”, um poema muito antigo que narra uma guerra entre a Grécia e a cidade de Troia.

A briga teria começado quando um príncipe de Troia sequestrou a mulher de um rei grego.

Diz a lenda que os gregos venceram a guerra com um truque: deixaram um cavalo gigante de madeira na porta de entrada de Troia, como se fosse um presente. Os troianos levaram o cavalo para dentro e ele estava cheio de soldados gregos!

É por isso que a gente diz que ganhou um “presente de grego” quando recebe alguma coisa ruim. [...]

Disponível em: <http://www.turmadosaber.com.br/chiquinho/vchiq_grecia.asp>. Acesso em: 10 abr. 2012. Fragmento.

 

De acordo com esse texto, os gregos utilizaram o cavalo gigante de madeira para

A) entrar com os soldados em Troia.

B) presentear o príncipe de Troia.

C) propor o fim da guerra.

D) resgatar a mulher do rei.

 

-------------------------------------------------------------------

(SAEP 2013). Leia o texto abaixo e responda.

 

Sim, eles falam

 

É um ritual: estaciono e eles começam a latir em um coral ritmado, igual todos os dias. Latem sem ver meu carro, porque paro longe do portão. Certamente, o barulho do motor anuncia minha chegada.

Os latidos são muito semelhantes quando Nenê, minha fiel ajudante, chega para trabalhar. Mas mudam completamente quando o entregador de pizza toca a campainha, um pedestre desavisado caminha mais perto do muro ou quando bichos pulam entre as árvores.

Para quem os ouve, parece evidente: eles conversam entre si e com os cães da vizinhança. E as características do latido mudam conforme a mensagem que emitem: "Você chegou!", "Cuidado, estranho" e "Bom dia, Nenê!". Será? [...]

Fonte: http://beneviani.blogspot.com.br/

 

Segundo o autor, os seus cães

(A) parecem dialogar com os outros cães.

(B) às vezes latem quando ele chega em casa.

(C) latem e mordem o entregador de pizza.

(D) brincam com os bichos que pulam entre as árvores.








ATIVIDADE NOVA!!

PORTUGUÊS: ATIVIDADE DE OUTUBRO ( SUBSTANTIVOS)

*** PARA AMPLIAR BASTA CLICAR SOBRE A IMAGEM!!

MAIS ATIVIDADES AQUI!