O hábito da leitura
“A criança é o pai do homem”. A frase, do poeta inglês William Wordsworth, ensina que o adul-
to conserva e amplia qualidades e defeitos que adquiriu quando criança. Tudo que se torna um
hábito dificilmente é deixado. Assim, a leitura poderia ser uma mania prazerosa, um passatempo.
Você, coleguinha, pode descobrir várias coisas, viajar por vários lugares, conhecer várias
pessoas, e adquirir muitas experiências enquanto lê um livro, jornal, gibi, revista, cartazes de rua
e até bula de remédio. Dia 25 de janeiro foi o dia do Carteiro. Ele leva ao mundo inteiro várias
notícias, intimações, saudades, respostas, mas tudo isso só existe por causa do hábito da leitura.
E aí, vamos participar de um projeto de leitura?
CORREIO BRAZILIENSE, Brasília, 31 de janeiro de 2004. p.7.
Questão 01 (Saeb/inep)
No trecho “Ele leva ao mundo inteiro várias notícias...”, a palavra sublinhada refere-se ao
(A) carteiro.
(B) jornal.
(C) livro.
(D) poeta.
Questão 02 (IT.FM01D142019LP5)
No Trecho “E aí, vamos participar de um projeto de leitura?” O ponto de interrogação foi usado
para:
(A) questionar.
(B) duvidar.
(C) convidar
(D) intimidar.
Questão 03 (IT.FM02D122019LP5)
No trecho “adulto conserva e amplia qualidades e defeitos que adquiriu quando criança”, a ex-
pressão sublinhada dá ideia de
(A) causa.
(B) explicação.
(C) lugar.
(D) tempo.
Questão 04 (IT.FM03D102019LP5)
O trecho do texto em que se percebe que o narrador busca uma interação com o leitor é:
(A) “o adulto conserva e amplia qualidades e defeitos...”
(B) “...a leitura poderia ser uma mania prazerosa,..”
(C) “Você, coleguinha, pode descobrir várias coisas...”
(D) “Ele leva ao mundo inteiro várias notícias,..”
Texto 2 (TB_007162)
Feias, sujas e imbatíveis
(fragmento)
As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos, sobrevivem tanto no deserto como
nos polos e podem ficar até 30 dias sem comer. Vai encarar?
Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos para comemorar a chegada do verão e achar
que essa é a melhor estação do ano. E realmente seria, se não fosse por um único detalhe: as
baratas. Assim como nós, elas também ficam bem animadas com o calor. Aproveitam a acelera-
ção de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais rápido e, claro, para passearem
livremente por todos os cômodos de nossas casas.
Nessa época do ano, as chances de dar de cara com a visitante indesejada, ao acordar du-
rante a noite para beber água ou ir ao banheiro.
Revista Galileu. Rio de Janeiro: Globo, Nº 151, Fev. 2004, p.26.
Questão 05 (IT_035940)
Na frase “Vai encarar?”, o ponto de interrogação tem o efeito de
(A) apresentar.
(B) avisar.
(C) desafiar.
(D) questionar.
Questão 06 (IT_035926)
A expressão “Vai encarar?”, é marca de linguagem
(A) científica.
(B) formal.
(C) informal.
(D) regional.
Q07 (IT.FM03D92019LP5)
O texto tem a finalidade de
(A) dar uma informação.
(B) fazer uma propaganda.
(C) registrar um acontecimento.
(D) apresentar a vida das baratas.
As questões 08, 09 e 10 referem-se ao texto 3 “Eva Furnari”. Leia o texto para responder
as questões.
Texto 3 (TB_007676)
EVA FURNARI – Uma das principais figuras da literatura para crianças. Eva Furnari nasceu
em Roma (Itália) em 1948 e chegou ao Brasil em 1950, radicando-se em São Paulo. Desde muito
jovem, sua atração eram os livros de estampas – e não causa estranhamento algum imaginá-la
envolvida com cores, lápis e pincéis, desenhando mundos e personagens para habitá-los...
Suas habilidades criativas encaminharam-na, primeiramente, ao universo das Artes Plásticas
expondo, em 1971, desenhos e pinturas na Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna,
em uma mostra individual. Paralelamente, cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da
USP, formando-se no ano de 1976. No entanto, erguer prédios tornou-se pouco atraente quando
encontrou a experiência das narrativas visuais.
Iniciou sua carreira como autora e ilustradora, publicando histórias sem texto verbal, isto é,
contadas apenas por imagens. Seu primeiro livro foi lançado pela Ática, em 1980, Cabra-cega,
inaugurando a coleção Peixe Vivo, premiada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil
– FNLlJ.
Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu muitos prêmios, entre eles contam o Jabuti de
“Melhor Ilustração” –Trucks (Ática, 1991), A bruxa Zelda e os 80 docinhos (1986) e Anjinho (1998)
–setes láureas concedidas pela FNLlJ e o Prêmio APCA pelo conjunto de sua obra.
http:llcaracal. imaginaria. cam/autog rafas/evafurnari/index. html
Questão 08 (IT_035175)
No trecho “Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu prêmios, entre eles contam o Jabuti”,
a palavra destacada refere-se a
(A) lápis.
(B) livros.
(C) pincéis.
(D) prêmios.
09 (IT_042369)
O trecho que contém uma ideia de tempo é
(A) “Eva Furnari nasceu em Roma.”
(B) “radicando-se em São Paulo.”
(C) “formando-se no ano de 1976.”
(D) “seu primeiro livro foi lançado pela Ática.”
Questão 10 (Saeb/inep/adaptado)
A finalidade do texto é
(A) apresentar as exposições de Eva Furnari.
(B) divulgar os livros de Eva Furnari.
(C) informar sobre a vida de uma autora.
(D) anunciar livros que foram premiados.
QUESTÃO 11
Leia o texto abaixo.
Covardia
Passeavam dois amigos numa floresta, quando apareceu um urso feroz e se lançou sobre eles.
Um deles trepou numa árvore e escondeu-se, enquanto o outro ficava no caminho. Deixando-se
cair ao solo, fingiu-se morto.
O urso aproximou-se e cheirou o homem, mas como este retinha a respiração, julgou-o morto e
afastou-se.
Quando a fera estava longe, o outro desceu da árvore e perguntou, a gracejar, ao companheiro:
_ Que te disse o urso ao ouvido?
_ Disse-me que aquele que abandona o seu amigo no perigo é um covarde.
TAHAN, Malba. Lendas do céu e da terra. 23 ed. Rio de Janeiro: Record, 1998.
**O amigo que estava na árvore desceu porque:
A) observou do alto um lugar melhor para esconder-se.
B) achou melhor também fingir-se de morto.
C) queria ajudar o amigo a livrar-se do urso.
D) viu que o urso já estava distante.
Questão 12
A
pipa Pepita
Zezito era o dono de Pepita, uma pipa verde e rosa, de carinha graciosa.
Zezito preparou Pepita para concorrer no grande campeonato de pipas. Fitas coloridas saíam de
suas pontas.
O dia amanheceu. O Sol estava forte e o céu azul. De toda parte chegava gente grande, gente
pequena, com suas pipas de todos os jeitos. Tinha pipa-estrela, pipa-bicho, pipas de todos os
jeitos.
Um apito deu o sinal e as pipas voaram no céu. Ele ficou colorido, como um dia de carnaval.Pepita
foi subindo...
Passou por várias nuvens e deixou as outras pipas para trás. Lá no alto, Pepita gritou:
- Até um dia, Zezito! Vou fazer um grande vôo.
Se você olhar para o céu nas noites estreladas, verá Pepita, com seus cabelos de fita.
Lúcia Pimentel. A pipa Pepita. São Paulo: Scipione, 1988.
**No trecho “Ele ficou colorido, como um dia de carnaval (...)”, a palavra destacada pode ser
substituída por:
A) sol
B) céu
C) dia
D) apito
Na questão 1, a palavra sublinhada é " ele"!
ResponderExcluirdavid nicolas ripardo dias
ResponderExcluir1.a
2.a
3.b
4.c
5.c
6.c
7.d
8.d
9.c
10.c
11.d
12.b
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMarciele
ResponderExcluir1:A
2:A
3:D
4:C
5:D
6:C
7:A
8:D
9:C
10:C
11:D
12:B
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCarlos Eduardo Cruz de Jesus
ResponderExcluir1-a
2-a
3-d
4-c
5-c
6-c
7-a
8-b
9-c
10-c
11-d
12-c
1.a
ResponderExcluir2.a
3.d
4.c
5.d
6.c
7.a
8.d
9.c
10.c
11.d
12.b
1-a
ResponderExcluir2-a
3-d
4-c
5-c
6- c
7- a
8- d
9- c
10- c
11- d
12- b
Tauany
ResponderExcluir1:A
2:A
3:D
4:C
5:D
6:C
7:A
8:D
9:C
10:C
11:D
12:B
kayla
ResponderExcluir1=a
2=a
3=d
4=c
5=c
6=c
7=a
8=d
9=c
10=c
11=d
12=b
JOÃO VICTOR
ResponderExcluir1=A
2=A
3=B
4=C
5=C
6=C
7=A
8=D
9=C
10=C
11=D
12=B
Valentina
ResponderExcluir1:A
2:A
3:D
4:C
5:D
6:C
7:A
8:D
9:C
10:C
11:D
12:B